Gestores das principais empresas de diamantes promovem programa de desenvolvimento corporativo e governança – Luele

Gestores das principais empresas de diamantes promovem programa de desenvolvimento corporativo e governança

Os gestores máximos das principais empresas produtoras de diamantes em Angola participaram na acção formativa de alto nível sobre Stakeholder Governance System, Leadership, colaboração na Tomada de Decisões Estratégicas em Grupo e Board Charter, com conteúdos e metodologias da Harvard Business School.

O programa teve início na terça-feira, 16 de Dezembro, no Hotel Intercontinental, no Miramar, Luanda, e reuniu empresas de referência do sector diamantífero nacional, nomeadamente a ENDIAMA E.P. e as Sociedades Mineiras de Catoca e do Luele.

No primeiro dia da formação, as sessões incidiram, sobretudo, sobre a colaboração na tomada de decisões estratégicas em grupo e o Board Charter, documento formal que define o papel, as responsabilidades, os poderes e o funcionamento dos órgãos de governação de uma organização, constituindo um instrumento essencial para a boa governação corporativa.

No âmbito da sustentabilidade empresarial e da preservação do planeta, foi igualmente abordado o Stakeholder Governance System, um conjunto de princípios, políticas, processos e estruturas que asseguram decisões estratégicas equilibradas, responsáveis, transparentes e éticas. Este modelo de governação integra os impactos económicos, sociais e ambientais, promovendo uma actuação sustentável a longo prazo.

A Sociedade Mineira de Luele, que considera a formação e a capacitação dos seus quadros uma prioridade estratégica, esteve representada pelo seu CEO, Eng.º Rómulo Mucase, pelos administradores João Félix, Olga Ivanova e Ofélia Xili, bem como pelos directores executivos Dionísio Neto, Tinta Vunda, Ana Zengo e Camila Cabelengue, além da chefe do Departamento de Formação, Libânia Sotto.

O Conselho de Administração da ENDIAMA E.P. esteve representado pelo seu gestor principal, Dr. Ganga Júnior, que participou nas duas sessões do programa formativo.

A acção formativa resulta de uma iniciativa conjunta das três instituições, tendo a Sociedade Mineira de Catoca estado representada pelo seu administrador não executivo, Paulo Mandela, e por directores executivos da empresa.

O programa encerrou nesta quarta-feira, 17 de Dezembro de 2025, em Luanda.

Outras Notícias

Outras Notícias