O terceiro e último dia da quinta edição do Balanço Semestral de Diamantes 2025, organizado pela Endiama, que decorreu na cidade do Dundo, província da Lunda Norte, foi marcado pelas apresentações da Sociedade Mineira de Catoca, Kaixepa e Luele.
O balanço semestral da Sociedade Mineira do Luele, foi apresentado pela Eng.ª Julieta Kiludi, onde foram abordados temas ligados a geologia, prospecção, produção, resultados, indicadores económicos e financeiros, investimentos, recursos humanos, segurança no trabalho e sustentabilidade.
A apresentação foi precedida de um debate em torno dos balanços apresentados que contou com a moderação de Ady Van-Dúnem, Director de Estudos e Projectos da Endiama com a participação do Eng.º Rómulo Mucase, PCA do Luele, do Eng.° Fidel Manassa, Director Executivo de Engenharia de Catoca e do Eng.º Adérito Gaspar, Director Adjunto da Sociedade Mineira da Kaixepa.
Durante o debate, Rómulo Mucase enfatizou a importância do investimento em geologia, a elaboração do relatório geológico, do plano de lavra a longo prazo e do estudo de viabilidade técnica e económica, referindo que, com a entrada em funcionamento do segundo moinho, até ao final do ano, haverá um incremento na produção de 500 toneladas por horas em capacidade nominal e efectiva.
A delegação do Luele, chefiada pelo Presidente do Conselho de Administração, Rómulo Mucase, esteve composta por Marcela Nascimento, Directora de Planeamento, Bruno Rocha, Chefe de Departamento, Edgar Pinto, Chefe de Departamento, Julieta Kiludi, Engenheira de minas e Rui Ferreira, Técnico de Comunicação.