Luele contribui para marco histórico de 14 milhões de quilates de diamantes brutos – Luele

Luele contribui para marco histórico de 14 milhões de quilates de diamantes brutos

Decorre, no Centro de Convenções de Talatona, a 3ª edição da Conferência Internacional de Mineração de Angola (AIMC-2025). A Sociedade Mineira do Luele, marca presença no evento para apresentar os seus projectos sociais, com destaque para o reassentamento comunitário, que beneficiará 350 famílias e também ao processo de adesão à certificação ISO.

A cerimónia de Abertura foi presidida pelo Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, que, durante a sua intervenção, destacou a Mina do Luele como uma das principais responsáveis pelo aumento da produção de diamantes brutos do país. Pela primeira vez, Angola atingiu a marca de 14 milhões de quilates ao ano.

Segundo os dados apresentados pelo ministro, a mina do Luele produziu, no ano passado, 6.070,076, (seis milhões, setenta mil e 76 quilates) quase a mesma produção da mina do Catoca.

Em relação à transparência no sector, Diamantino Azevedo afirmou que Angola está atenta aos esforços da comunidade internacional para garantir a rastreabilidade dos seus diamantes, assegurando uma certificação eficaz, desde a boca da mina até aos consumidores finais. “Para o efeito, Angola adquiriu máquinas de rastreabilidade que garantem, no nosso caso, a sua origem fidedigna.” ressaltou.

A Conferência Internacional de Mineração, é organizada pelo Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, em parceira com as empresas Sanoca Advisory Group e Bumbar Mining.

Durante dois dias de evento, os participantes vão debater temas como as reformas fiscais no sector, a sustentabilidade e responsabilidade ambiental, a cadeia de valor a industrialização mineira, bem como a exploração de minerais críticos para a transição energética global.

Estiveram presentes no evento, membros do Executivo Angolano, Deputados à Assembleia Nacional, Ministro das Minas e Recursos Minerais da República da Serra Leoa e Presidente em Exercício da ADPA, Administradora Municipal do Talatona, Membros do Corpo Diplomático acreditado em Angola, Presidentes dos Conselhos de Administração, Presidentes de Comissões Executivas, Administradores e Directores de empresas e instituições públicas do Sector.

Outras Notícias

Outras Notícias