Uma delegação composta por treze (13) membros da empresa nacional de diamantes de Angola – Endiama EP, visitou as instalações da Sociedade Mineira do Luele, nesta terça feira, 20 de maio de 2025, no âmbito do acompanhamento aos projectos mineiros realizados regularmente.
A delegação visitante, liderada pelo Dr. Laureano Receado Paulo, Administrador da Endiama EP, foi recepcionada pelos Administradores Flávio Fernandes e Ofélia Xili, acompanhados pelos Directores Executivos, Chefes de Departamento e técnicos da Sociedade Mineira do Luele.
Para início de trabalhos, o chefe de Departamento de Direcção de Geologia e Operações Mineiras, Hortensio Bondo, apresentou o Plano de Exploração da mina Luele para o exercício 2025, com ênfase nas reservas de minério e de diamantes para extracção, processamento e gestão de estoques de minério, tendo também sido apresentado os resultados de exploração do primeiro trimestre do ano em curso.
Na sequência, o Administrador Flávio Fernandes, liderou a visita técnica em alguns pontos específicos da Mina, tais como miradouro, tremonha, girafa e o centro de tratamento de água.
No edifício Luele, os grupos deram continuidade às sessões de trabalho por especialidade, analisando aspectos atinentes a geologia, mineração, metalurgia e sustentabilidade.
No final do encontro, o Administrador Teófilo Chifunga, em nome da Endiama EP, teceu considerações e recomendações às diversas áreas da Luele, incentivando os líderes a adequar os processos e procedimentos à normas que levem a um compromisso sério com a qualidade, eficiência e responsabilidade ambiental e que permitam alcançar os objectivos plasmados no Plano Nacional de Desenvolvimento para o subsector diamantífero.